Na Alumbra, Chesterton e Soma, trabalhadores aprovam acordo de PLR negociado pelo Sindicato

Assembleias aconteceram em novembro nas cidades de São Bernardo e Ribeirão Pires. Luta garantiu parcela única nas três fábricas

Trabalhadores e trabalhadoras de três empresas na base aprovaram no mês de novembro proposta de PLR (Participação nos Lucros e Resultados) negociada pelo Sindicato com a direção das respectivas fábricas. Em São Bernardo, na Chesterton e Alumbra, e em Ribeirão Pires, na Soma.

Em assembleia dia 21, a companheirada na Chesterton garantiu pagamento da PLR, em parcela única, para março de 2025. Segundo o coordenador de área, Marcelo Pereira dos Santos, os trabalhadores conquistaram um avanço significativo graças ao aumento na produção e vendas. “Além disso, a mobilização dos trabalhadores ajudou a melhorar o valor da PLR 2024. A nossa mobilização continua. Quem ficar sócio na Chesterton até 16 de dezembro, não paga contribuição negocial. Juntos, podemos garantir muito mais”. 

Quatro acordos

Na Alumbra, também em São Bernardo, os trabalhadores conquistaram quatro acordos coletivos na sexta-feira, 22, sendo eles: banco de horas, renovação da jornada de trabalho por dois anos para turnos fixos, compensação de dias ponte e parada de final de ano 2025, e a PLR 2024 – que será paga em uma única parcela no mês de dezembro.

O coordenador de área, Sebastião Gomes de Lima, o Tião, celebrou o reajuste significativo em relação ao ano anterior. “Isso é fruto do bom relacionamento com os trabalhadores que fortalecem as mesas de negociação com a fábrica através da sindicalização, mobilização e luta pelas garantias dos direitos”, disse. “O banco de horas também é algo tratado muito a sério na empresa, onde o trabalhador tem toda liberdade na hora que precisa usá-lo, além de ser uma ferramenta para atravessar um momento de baixa produção sem precisar de demissão. Assim como a compensação dos dias ponte e o final do ano que vem. Com o calendário de trabalho definido, o trabalhador pode programar melhor o seu descanso, o seu passeio e uma viagem em família”.

Tião contou ainda que foi uma assembleia com bastante motivação e as propostas foram aprovadas com entusiasmo. Também foi aprovada contribuição negocial. Quem ficar sócio na Alumbra, está isento do pagamento. “Em meio a discussão que o país viveu recentemente sobre a jornada 6×1, outra vitória é a renovação por mais dois anos da jornada de trabalho semanal de 37h30 para turnos fixos e 40 horas para administrativo”.

Na Soma

Fotos: Adonis Guerra

Em Ribeirão Pires, na Soma, a assembleia aconteceu dia 25. O valor da PLR será pago em parcela única em janeiro de 2025. “Conquistamos um reajuste bastante significativo este ano”, contou o coordenador da Regional Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, Marcos Paulo Lourenço, o Marquinhos. “Não foi uma negociação fácil por não termos ao nosso lado o CSE [Comitê Sindical de Empresa] para nos orientar, que saiu da fábrica por problemas de saúde, mas com o apoio da companheirada conseguimos garantir, mais uma vez, esse importante direito”. Quem ficar sócio até 15 de dezembro na Soma, não paga contribuição negocial.