Na China, carros eletrificados já respondem por mais da metade das vendas
Em julho, a participação desses veículos nos licenciamentos chegou a 50,7%
O mercado automotivo na China apresentou um marco em julho. Metade de todos os veículos vendidos no mês passado foram elétricos puros (VE) novos ou híbridos plug-in. As vendas dos chamados veículos de nova energia (NEVs) aumentaram 37% no mês passado em relação ao mesmo período do ano anterior, respondendo por um recorde de 50,7% das vendas de automóveis, mostraram dados da Associação Chinesa de Automóveis de Passageiros (CPCA). As informações são da Reuters.
Há três anos, os eletrificados representavam somente 7% do total comercializado no mercado chinês. Mas os investimentos realizados nas cadeias de fornecimento impulsionaram o crescimento da indústria nacional de elétricos, deixando muitas marcas estrangeiras para trás. No mercado geral, no entanto, as vendas no mercado interno caíram 3,1% no mês passado, o quarto mês consecutivo de queda, em razão da fraca confiança do consumidor e da crise prolongada no mercado imobiliário.
A fraqueza no mercado automotivo levou a agência de planejamento estatal da China a anunciar no final de julho que os subsídios para compras de veículos seriam duplicados – até 20.000 yuans (US$ 2.785) por compra.
Além disso, algumas cidades com restrições à compra de carros se moveram para relaxar as restrições. Pequim, por exemplo, anunciou no mês passado vai aumentar a cota de licenças NEV em 20 mil unidades, a primeira flexibilização desde que esse sistema foi implantado, em 2011, para aliviar o congestionamento e melhorar a qualidade do ar.
Do Automotive Business