Na China, quase 1 em cada 4 carros novos é um veículo elétrico

Nos EUA a participação é 8%, na Alemanha 18% e no Brasil 1%

Apesar da desaceleração econômica, a tendência global para a mobilidade elétrica permanece forte. Entre janeiro e setembro de 2023, aproximadamente 5,5 milhões de veículos elétricos (VEs) foram registrados na China, Estados Unidos e Alemanha, representando um aumento substancial de 29% em comparação com o mesmo período de 2022.

A China mantém sua posição como o mercado de veículos elétricos (BEV) mais significativo do mundo, com 4,2 milhões de VEs registrados nos primeiros nove meses do ano, de acordo com um relatório do Center of Automotive Management (CAM). Nos Estados Unidos, esse número foi de apenas 900.000, enquanto na Alemanha foram 400 mil. O mercado de veículos elétricos na China cresceu 25% nos nove meses em comparação com o ano anterior, com uma impressionante participação de 23% nas vendas totais de automóveis.

Nos Estados Unidos, a eletrificação está ganhando força, impulsionada principalmente pela montadora americana Tesla, e registrou um aumento significativo nas vendas, de acordo com o estudo da CAM. Até setembro, estima-se que tenham sido vendidos aproximadamente 873.000 veículos elétricos este ano, representando um aumento de 48% em relação ao ano anterior, embora a participação de VEs nos EUA seja de apenas cerca de 8%.

Na Alemanha, foram registrados 387.000 novos VEs nos primeiros nove meses, um aumento de 42% em relação ao período de comparação. O país viu sua participação de veículos totalmente elétricos aumentar para um pouco mais de 18%, em comparação com cerca de 15% no ano anterior. O estudo não contempla o Brasil, mas para efeito de comparação os carros elétricos a bateria (BEV) tiveram participação ao redor de 1% no mês passado. Número que tende a crescer exponencialmente nos próximos anos.

Do InsideEVs