Na Conex, trabalhadores aprovam acordo de PLR e reajuste no vale-alimentação

Comissão interna e presença do Sindicato nas negociações dá mais transparência ao processo e entidade chama para sindicalização

Foto: Cadu Bazilevsk

Trabalhadores e trabalhadoras na Conex, em São Bernardo, aprovaram no último dia 21 a proposta de PLR (Participação nos Lucros e Resultados) negociada pelos Metalúrgicos do ABC com a empresa. O valor será pago em uma única parcela em setembro. “Quem ficar sócio do Sindicato até o dia 15 do próximo mês, não paga contribuição negocial”, afirmou o coordenador de área, Sebastião Gomes de Lima, o Tião.

“Tivemos um reajuste no valor da PLR em relação ao ano passado e isso é fruto do bom relacionamento com os trabalhadores que fortalecem as mesas de negociação com a fábrica através da sindicalização, mobilização e luta pelas garantias de direitos”, disse Tião. “Outra conquista importante é o reajuste no vale-alimentação, superior à inflação do período”.

Foto: Cadu Bazilevsk

“Os trabalhadores entendem a importância da comissão interna e a presença do Sindicato nas negociações, o que dá mais transparência ao processo. O Sindicato acompanhará o cumprimento daquilo que foi acordado e aprovado em assembleia junto aos trabalhadores. Nos últimos anos, a PLR desta empresa tem avançado de forma significativa, além da constante melhoria no vale-alimentação. Estamos sempre buscando o diálogo para construir melhores acordos”, disse.

Segundo o dirigente, fica ainda um chamado para que todos e todas na Conex se associem e se organizem para conseguir avançar não só nas pautas internas, mas também nas externas, como o combate ao assédio e equiparação salarial, por exemplo. “Nas fábricas com mais sócios e sócias e organização no local de trabalho, temos mais facilidade para avançar nas pautas de interesse dos trabalhadores”, afirmou.