Na Galvanoplastia Anchieta, trabalhadores aprovam PLR negociada pelo Sindicato

Valor será pago em duas parcelas, a primeira em novembro e a segunda em março de 2025. Quem ficar sócio até o final deste mês está isento da contribuição negocial

Foto: Adonis Guerra

Os trabalhadores na Galvanoplastia Anchieta, em Diadema, aprovaram em assembleia na manhã de ontem acordo de PLR (Participação nos Lucros e Resultados) negociado pelo Sindicato com a direção da fábrica. O valor será quitado em duas parcelas: a primeira em novembro e a segunda em março de 2025 e quem ficar sócio dos Metalúrgicos do ABC até o final do mês de outubro, não paga contribuição negocial.

“Conseguimos garantir a PLR graças ao apoio e confiança dos trabalhadores e trabalhadoras na fábrica, que mantém a unidade por melhores condições de trabalho e salário, mas a luta continua pela assinatura da CCT [Convenção Coletiva de Trabalho] e o reajuste da data-base da Campanha Salarial 2024”, avisou o coordenador de área, João Paulo Oliveira dos Santos.

Por problemas nas negociações com o G10 nos últimos anos, bancada patronal na qual a Galvanoplastia Anchieta pertence, os acordos têm sido feitos por empresa. “A companheirada está mobilizada e disposta a brigar pelo aumento da Campanha Salarial. Todos estão descontentes com a situação do Grupo 10 não ter resolvido e a empresa, até agora, não ter aderido ao acordo. Buscamos uma solução na mesa de negociação”.

A Campanha Salarial 2024 liderada pela direção da FEM-CUT/SP (Federação Estadual dos Metalúrgicos) já fechou acordos com os demais grupos patronais, garantindo 3,71% de reposição da inflação do período – de setembro de 2023 a agosto de 2024 – e 1,2% de aumento real. Isso representa um reajuste salarial de 4,95%, além da conquista das Convenções Coletivas, com importantes direitos para os trabalhadores e trabalhadoras.