Na Luster, trabalhadores aprovam compensação de final de ano, dias pontes e banco de horas

Medidas evitam demissões em caso de queda de produção e garantem os direitos de todos na fábrica

Foto: Adonis Guerra

Em São Bernardo, os trabalhadores e trabalhadoras da Luster aprovaram por unanimidade, na última quinta-feira, 27, os acordos de compensação de final de ano, dias pontes e banco de horas negociados pelos Metalúrgicos do ABC com a direção da empresa.

“A participação do Sindicato nesse processo garante que os interesses dos companheiros sejam respeitados, permitindo que os trabalhadores se programem para passeios e aproveitem esse tempo livre da melhor forma possível”, destacou o coordenador de área, Lucas Costa Cavalcante, o Lucão.

Já o acordo de banco de horas, segundo o dirigente, oferece segurança aos trabalhadores da fábrica em momentos de crise. “Essa ferramenta evita demissões em caso de queda de produção e assegura os direitos de todos na Luster”, afirmou. “Vale lembrar que todo acordo é registrado e homologado no Ministério do Trabalho.”

Segundo Lucas, o Sindicato desempenha um papel fundamental na representação dos trabalhadores nas negociações, garantindo que os acordos firmados não tragam prejuízos para a categoria. “Isso impede, por exemplo, que a empresa exija compensações excessivas ou imponha regras que beneficiem apenas um dos lados. A presença dos Metalúrgicos do ABC nas negociações e no dia a dia dos trabalhadores assegura que a compensação seja feita de maneira justa, equilibrada e vantajosa para todos”.