Na pesquisa de satisfação das redes, GWM no topo e BYD na lanterna
Na pesquisa recém-divulgada pela Fenabrave, denominada “A Voz do Concessionário. Quando os bons falam, a verdade sempre aparece!”, três marcas chinesas aparecem na relação de 23 avaliadas pela entidade, ao lado das tradicionais que já operam no Brasil há tempo, grande parte com produção local.
As três chinesas são a GWM, BYD e Chery, com destaque positivo para a primeira, que está entre os seis primeiros lugares em 18 dos itens pesquisados no que diz respeito à relação da rede com a montadora, sendo a primeira colocada em valor de mão de obra em serviços de garantia, relacionamento com a montadora e perspectiva de crescimento do valor da concessionária nos próximos 12 meses.
Em contrapartida, a BYD é a última colocada em seis quesitos, com os concessionários da marca avaliando negativamente a montadora com relação à remuneração recebida pela mão de obra, a consideração quanto às sugestões da rede antes de tomar decisões que os afete, as políticas e os procedimentos da empresa, a gestão de serviços de pós-vendas, a gestão de peças e treinamentos. Importante considerar que as duas marcas investem em produção local.
Com relação à Chery, que opera localmente em parceria com a brasileira Caoa, a avaliação é intermediária entre as outras duas chinesas, mas com destaque positivo, o que fica evidente no chamado Índice de Valor, que contempla a média das notas dadas nas sete primeiras perguntas da pesquisa. No Índice de Valor, a GWM é a segunda colocada, com nota de 91,2, bem próxima à da líder BMW, com 91,6. A Chery é a sexta, com 75,6, também acima da nota média que ficou em 66,1. A BYD, contudo, ficou abaixo da média, com 54,9, ocupando a 18ª colocação.
Do AutoIndústria