Na quinzena, GM é a que mais perde participação
Sua fatia de mercado baixou de 13,4% para 10,3%, enquanto a VW ganhou 5,1 p.p., atingindo 18%
Apesar de só ter entrado em férias coletivas na fábrica de Gravataí, RS, na última segunda-feira, 17, a General Motors foi a que mais perdeu participação na primeira quinzena deste mês entre as marcas líderes do mercado. Dos 73,9 mil emplacamentos do período, 7,6 mil foram da GM, ou seja, fatia de apenas 10,3%. Um mês antes, nos primeiros 15 dias de janeiro, a marca comercializou 9,2 mil unidades, detendo 13,4% do total de 68.851 licenciamentos.
Ou seja, uma perda de 3,1 pontos porcentual. A montadora terá dificuldade de recuperar mercado ainda neste mês e no próximo por conta da paralisação por 36 dias da fábrica gaúcha, onde é produzido seu carro-chefe, o Onix.
Entre as três grandes, quem mais ganhou espaço na primeira quinzena, de acordo com balanço da Bright Consulting, foi a Volkswagen. Ante índice reduzido de 12,5% de participação nos primeiros 15 dias de janeiro, recuperou terreno perdido e saltou para 18% este mês, um ganho expressivo de 5,6 pontos porcentuais.
A Fiat, apesar de pequena queda, se manteve em patamar acima dos 20%, consolidando a liderança no ranking das marcas de veículos leves que mais vendem no Brasil. A fatia da marca italiana caiu 1,4 ponto porcentual, de 23,0% para 21,6%, com 15,9 mil emplacamentos nos primeiros 15 dias deste mês,
Do AutoIndústria