Na terça, o INSS começa a conceder aposentadoria por contribuição em 30 minutos

Para ajudar o segurado que está prestes a entrar com um pedido de concessão de benefício na Previdência, o SINTAPI-CUT esclarece todas as dúvidas sobre o novo processo

A partir desta terça-feira (27) o INSS promete responder em até 30 minutos o pedido de aposentadoria por tempo de contribuição e o do salário-maternidade. A rapidez, que já ocorre nas respostas da aposentadoria por idade, é possível devido à alteração no processo de comprovação do tempo de contribuição.

Para ajudar o segurado que está prestes a entrar com um pedido de concessão de benefício na Previdência, o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sintapi/CUT) esclarece todas as dúvidas sobre o novo processo e traz um guia para quem quer conseguir o benefício na hora.

A mudança
Agora, o INSS irá usar os dados do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) como prova dos recolhimentos. Antes, o segurado tinha que apresentar prova material para comprovar que já podia se aposentar e esperar pela análise de seu pedido.

Segundo o ministro da Previdência Social, José Pimentel, além de agilizar o processo de concessão, o novo sistema “aposenta” o saco de documentos que o segurado tinha que levar ao posto.

O CNIS reúne informações desde janeiro de 1976, pois tem como base as informações do PIS/Pasep, criado naquele ano. Mas, se o segurado já estava empregado em janeiro de 1976, é possível que o CNIS tenha até seus registros mais antigos -desde a data em que entrou no emprego em que estava em 1976.

Já quem trabalhou em outras empresas antes de 1976 e tem os comprovantes pode acrescentar essas informações em seu cadastro -é preciso levar os comprovantes a um posto do INSS.

Desistência
A aposentadoria em meia hora por tempo de contribuição só vale para os pedidos feitos a partir de terça-feira. Quem já fez o pedido, mas ainda não recebeu uma resposta pode desistir e fazer um novo pedido para se aposentar na hora. Mas atenção: a desistência só é vantagem se o pedido foi feito há até dois meses, pois, nesse caso, o valor dos atrasados de que o segurado vai abrir mão não é muito alto.

Do SINTAPI-CUT