Na TTB, diretoria dialoga com os trabalhadores e reforça o chamado para o 2º turno
Diretoria entregou a “Tribuna na Mão” e destacou a importância da participação na eleição do Sindicato, dias 25 e 26 de abril
Quarta-feira, 5 de abril, 4h33 da madrugada. Na Via Anchieta rumo a TTB, em Diadema, terra do Esporte Clube Água Santa, o presidente do Sindicato já registrava em vídeo a mensagem do dia: “Passarinho que acorda cedo bebe água limpa”. Ele e diretores da Executiva do Sindicato, como toda semana, participaram da entrega da ‘Tribuna na Mão’ aos trabalhadores, desta vez, na empresa de autopeças.
O coordenador da Regional Diadema, Antônio Claudiano da Silva, o Da Lua, que acompanhou a atividade, chamou a atenção dos companheiros e companheiras na TTB para a proximidade do segundo turno das eleições do Sindicato. “Dias 25 e 26 de abril, a categoria já tem compromisso: escolher o presidente, o Conselho da Executiva da Direção e o Conselho Fiscal. A participação de todos os sócios e sócias é fundamental para fortalecer a Diretoria Plena que assume em julho ao triênio 2023-2026”.
Durante a entrega, Da Lua destacou o assunto da capa da Tribuna do dia e reforçou que os Metalúrgicos do ABC estão preocupados e atentos com a queda da produção das montadoras, em especial do setor de caminhões, que afeta ainda as autopeças com um processo em cadeia.
“Se já não bastasse a falta de peças que, infelizmente, dependemos de produtos que não são fabricados no país por falta de política industrial, seguimos na luta pela queda da taxa de juros [de 13,75% pelo Banco Central] para que haja condições de financiamento de caminhões, ônibus e carros. Com a taxa que temos hoje no Brasil, fica inviável as pessoas investirem em compras de bens de valor agregado alto e também em itens básicos”, afirmou.
Transparência e união
Eleito no primeiro turno das eleições do Sindicato como membro do CSE (Comitê Sindical de Empresa) na TTB, Nazareno da Silva Luiz, o Naza, que assume como dirigente em julho, celebrou o trabalho do Sindicato junto a categoria e a transparência no processo eleitoral. Naza fez parte da chapa 2 e compôs, após a primeira fase da eleição em março passado, o CSE da fábrica na nova Diretoria Plena.
“Estou feliz em participar dessa atividade na porta da fábrica e poder dialogar com meus companheiros de trabalho que estão comigo no chão de fábrica diariamente. Seguimos unidos e cada vez mais fortes para garantir os direitos da classe trabalhadora”, disse Naza, que já foi representante na TTB de 2008 a 2014.
Para o coordenador do CSE na TTB, Vagner Gomes Mendes, o Vagnão, a ‘Tribuna na Mão’ mostra representatividade e compromisso entre o Sindicato e os trabalhadores. “Por isso, o envolvimento de todos é essencial. Ser sócio e sócia da entidade é o primeiro passo para a organização no local de trabalho. Todos nós somos o Sindicato na fábrica e juntos somos mais fortes para garantir e manter os direitos de todos”.
A TTB conta hoje com 200 trabalhadores e faz parte do Grupo 3 (Sindipeças, Sindiforja e Sinpa). Fabrica elementos de fixação, estampados e conjuntos soldados para o mercado mundial.