Na UFRJ, presidente do Sindicato debate transformações no mundo do trabalho

Para debater as transformações no mundo do trabalho, o presidente dos Metalúrgicos do ABC, Moisés Selerges, participou da mesa “O trabalho tem futuro? Transformações econômicas e sindicalismo”, na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), na noite de segunda-feira, 2.

Foto: Divulgação

O tema integra o ciclo de debates “Mundo do trabalho no século 21: política, movimentos sociais e tecnologias”, organizado pela Universidade da Cidadania da UFRJ.

“Vivemos um tempo em que as transformações no mundo do trabalho com a tecnologia acontecem rapidamente. Temos que estar atentos a essas mudanças, sempre buscando o melhor para os trabalhadores, sem abrir mão de direitos”, destacou.

O presidente reforçou a importância de uma política industrial brasileira, além de investimentos em ciência e tecnologia, para gerar empregos de qualidade. E ressaltou ser fundamental que os trabalhadores, em conjunto com as universidades, debatam o futuro do trabalho.

“Tudo que acontece passa por políticas, é preciso discutir a nova realidade do mundo do trabalho, os empregos que podem acabar, a questão do capitalismo de plataforma (aplicativos), os ataques e destruição de direitos, são temas que precisam ser colocados em discussão”, disse.

Também participaram da mesa o economista, professor da Unicamp e presidente do Instituto Lula, Marcio Pochmann, e a filósofa, matemática e professora da UFRJ, Tatiana Roque. Confira a gravação do debate em facebook.com/smabc.