Na Usimatic, trabalhadores aprovam PLR e vale-alimentação

A PLR será paga em duas parcelas. Quem ficar sócio até o final de agosto, não paga contribuição negocia

Após um processo de negociação difícil, os trabalhadores e trabalhadoras na Usimatic, em São Bernardo, aprovaram em assembleia na manhã de ontem proposta de PLR (Participação nos Lucros e Resultados) e vale-alimentação negociados pelo Sindicato com a fábrica. Segundo o coordenador de área, Marcelo Pereira dos Santos, a empresa alegava prejuízo na produção e a unidade da companheirada garantiu o mesmo valor e metas do ano passado.

A PLR será paga em duas parcelas. “Também foi aprovada contribuição negocial e quem ficar sócio dos Metalúrgicos do ABC até o final deste mês, está isento do pagamento”, disse o dirigente, que celebrou ainda o reajuste no vale-alimentação. “É um aumento significativo, disponível a partir de setembro”.

“A cada rodada de negociação a empresa não queria avançar. Queria diminuir em 20% o valor da PLR, mas graças à mobilização do conjunto dos trabalhadores na fábrica, conseguimos mais uma vez esse direito sem prejuízo no valor ante 2023. Esse resultado é fruto de quem tem consciência da luta no chão de fábrica no dia a dia e sabe que está bem representado pelo Sindicato. A sindicalização é o melhor caminho!”.

Data-base

Marcelo contou que a FEM-CUT/SP (Federação Estadual dos Metalúrgicos) segue as negociações da Campanha Salarial 2024 no mês de agosto. De acordo com a entidade, as bancadas patronais resistem em apresentar propostas que garantam aumento real nos salários da categoria. Em 11 meses, entre setembro de 2023 e julho deste ano, o acumulado do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) é de 3,85%.