Na YOFC-Poliron, trabalhadores aprovam calendário anual e banco de horas negociados pelo Sindicato

Organização no local de trabalho pelo CSE junto a mobilização dos trabalhadores garantiram conquistas para 2025

Foto: Adonis Guerra

Trabalhadores e trabalhadoras na YOFC-Poliron, em Diadema, aprovaram em assembleia na tarde de ontem dois acordos negociados pelos Metalúrgicos do ABC com a direção da fábrica: o calendário anual para 2025 aos companheiros no chão de fábrica e banco de horas para os setores administrativos. “Mais uma conquista graças à organização no local de trabalho pelo CSE [Comitê Sindical de Empresa] e a mobilização da base”, afirmou o coordenador de área, João Paulo Oliveira dos Santos.

Segundo o dirigente, os acordos mostram maturidade também da própria empresa em relação ao Sindicato, não só por discutir a pauta de reivindicações, mas na organização da produção fabril. “Isso ajuda os trabalhadores a planejar melhor suas atividades profissionais e pessoais ao longo do ano, garante que os direitos sejam respeitados. E mais, dá a possibilidade de todos curtirem festas como o Carnaval e feriados prolongados com a família. A decisão coletiva, por meio da assembleia, assegura que as preferências da categoria sejam levadas em consideração”.

O CSE na YOFC-Poliron, Rogério Pereira da Silva, contou que a aprovação reforça o papel do Sindicato na defesa da categoria e a assembleia é um espaço democrático onde os trabalhadores têm voz na definição de questões que impactam diretamente sua rotina. “A participação nesse processo fortalece a transparência e a democracia dentro da organização sindical”.

“Quanto mais sócios, mais fortalecidas ficam as mesas de negociações, garantindo bons acordos tanto para a fábrica quanto para os trabalhadores, estejam eles no pé da máquina ou no escritório. Lutamos pelos direitos de todos”, disse Rogério.

Seja sócio dos Metalúrgicos do ABC: informações pelos telefones 4128-4200 na Sede, em São Bernardo; 4061-1040, na Regional Diadema; e 4823-6898, na Regional Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra; ou acesse smabc.org.br/sindicalize-se.