Nada de dancinha: Montadoras apostam no TikTok para vender mais automóveis

Fabricantes adotam boas práticas na plataforma e conseguem atrair novos consumidores

Reveja seus conceitos se ainda atrela ao TikTok a pecha de “rede social de dancinhas”. A plataforma de vídeos vem se tornando mais e mais importante no processo de compra de produtos distintos. O automóvel, veja você, é um deles. Foi-se o tempo em que havia linearidade na compra. O ciclo consiste em descoberta, consideração, compra, análise e participação. E é aí que o TikTok, com seu poder de engajamento, entra. Cada vez mais montadoras adotam boas práticas na plataforma de forma a conquistar possíveis clientes.

“O ecossistema de hiper-engajamento estimula a ação do usuário, se tornando o palco ideal para o que a indústria chama de ‘Shoppertainment’, modelo que veio para redefinir a maneira como as marcas se conectam com os clientes, proporcionando uma experiência diferente de compra, em uma espécie de ciclo infinito”, destaca Daniela Okuma, diretora-geral de negócios do TikTok no Brasil. A executiva salienta ainda que a plataforma está mudando a forma como as pessoas e as empresas – sejam elas montadoras ou não – são descobertas.

Marcas que, por exemplo, abraçam a criatividade na produção de conteúdo têm melhores resultados e criam uma camada quase que imediata de conexão real e confiança com a comunidade do TikTok. E esta comunidade está atenta ao universo automotivo. De acordo com estudo da GWI Core Dataset, 42,8% dos usuários do TikTok do Brasil têm interesse em temas sobre carros e motos e 22,9% pretendem comprar um automóvel novo nos próximos dois anos.

Não à toa, fabricantes como Hyundai e Volkswagen já utilizam a plataforma para alavancar suas vendas. Elas adotaram práticas recomendadas de conexões de dados pelo TikTok e obtiveram resultados interessantes. Segundo Daniela, o volume de carros vendidos por mês vindos do TikTok aumentou em 44,4%. O que puxou o ROAS (Retorno Sobre o Investimento em Publicidade) 49% para cima e tornou o TikTok “um novo tipo de concessionária”.

Do Automotive Business