“Não é só aprender a ler e escrever, é despertar a consciência crítica”, diz Ana Nice
Foto: Edu Guimarães
Durante apresentação do balanço das atividades de 20 anos, a diretora executiva do Sindicato e coordenadora do Movimento de Alfabetização Regional ABC, o MOVA, Ana Nice Martins de Carvalho, afirmou que ainda há preconceito e intimidação sentida por quem não sabe ler ou escrever. O evento aconteceu na última sexta, dia 23, na Sede.
“O MOVA muda isso. Não é só aprender a ler e escrever, é despertar a consciência crítica dos cidadãos para transformar o meio em que vivem”, declarou a dirigente. “Educação é uma troca de conhecimento, em que todos podem contribuir e é com essa filosofia que celebramos duas décadas de trabalho”, prosseguiu.
Segundo o presidente do Sindicato, Rafael Marques, o MOVA utiliza o método Paulo Freire, onde os estudos e a troca de conhecimento entre educador e educando são formulados a partir das informações do estudante.
“Quantos companheiros no MOVA se alfabetizaram, se formaram e ganharam um impulso novo na vida. Mesmo com todas as dificuldades, os alunos participam. Na maioria das vezes, são pessoas sofridas, que enxergam na alfabetização uma nova perspectiva de vida”, disse Rafael.
A iniciativa surgiu em 1995 com convênio entre Sindicato e a Prefeitura de Diadema. A ideia inicial era alfabetizar trabalhadores no chão de fábrica. No ano seguinte, o debate foi levado para a Câmara Regional do Grande ABC e ampliado para a região. A coordenação do Movimento passou para os Metalúrgicos do ABC.
Participaram da celebração o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho; o secretário de Serviços Urbanos, Tarcísio Secoli; o secretário de Educação, Paulo Dias; e o deputado estadual Teonílio Barba (PT).
MOVA em números
115.317 companheiros atendidos em 20 anos
45 salas de aula em São Bernardo, 2 em Diadema, 2 em Santo André, 7 em Mauá e 3 em Rio Grande da Serra
14 anos é a idade mínima para participar
843 alunos atendidos em São Bernardo em 2015; e 234 em Diadema, Santo André, Mauá e Rio Grande da Serra
Da Redação.