“Não é só aprender a ler e escrever, é despertar a consciência crítica”, diz Ana Nice

Foto: Edu Guimarães

Durante apresentação do balanço das atividades de 20 anos, a diretora executiva do Sindicato e coordenadora do Movi­mento de Alfabetização Regional ABC, o MOVA, Ana Nice Martins de Carvalho, afirmou que ainda há preconceito e inti­midação sentida por quem não sabe ler ou escrever. O evento aconteceu na última sexta, dia 23, na Sede.

“O MOVA muda isso. Não é só aprender a ler e escrever, é despertar a consciência crítica dos cidadãos para transformar o meio em que vivem”, declarou a dirigente. “Educação é uma troca de conhecimento, em que todos podem contribuir e é com essa filosofia que celebramos duas décadas de trabalho”, prosseguiu.

Segundo o presidente do Sindicato, Rafael Marques, o MOVA utiliza o método Paulo Freire, onde os estudos e a troca de conhecimento entre educador e educando são formulados a partir das informações do estudante.

“Quantos companheiros no MOVA se alfabetizaram, se formaram e ganharam um impulso novo na vida. Mesmo com todas as dificuldades, os alunos partici­pam. Na maioria das vezes, são pessoas sofridas, que enxergam na alfabetização uma nova perspectiva de vida”, disse Rafael.

A iniciativa surgiu em 1995 com con­vênio entre Sindicato e a Prefeitura de Diadema. A ideia inicial era alfabetizar trabalhadores no chão de fábrica. No ano seguinte, o debate foi levado para a Câmara Regional do Grande ABC e am­pliado para a região. A coordenação do Movimento passou para os Metalúrgicos do ABC.

Participaram da celebração o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho; o secre­tário de Serviços Urbanos, Tarcísio Secoli; o secretário de Educação, Paulo Dias; e o deputado estadual Teonílio Barba (PT).

MOVA em números

115.317 companheiros atendidos em 20 anos

45 salas de aula em São Bernardo, 2 em Diadema, 2 em Santo André, 7 em Mauá e 3 em Rio Grande da Serra

14 anos é a idade mínima para participar

843 alunos atendidos em São Bernardo em 2015; e 234 em Diadema, Santo André, Mauá e Rio Grande da Serra

Da Redação.