Não é só aqui: CEO da Stellantis diz que preço de carros novos está fora de controle

O português Carlos Tavares, CEO da Stellantis, participou de uma pequena reunião virtual com alguns repórteres automotivos e disse que os preços dos carros novos estão fora de controle. Segundo ele, é esperado que os problemas no mercado continuem elevando os custos, devido ao aumento da inflação e outros problemas da cadeia de suprimentos relacionados à pandemia, mas isso não significa que não seja um problema.

Os compradores em todos os mercados de novos modelos deverão sentir o aperto, algo como o que já estava sendo sentido no Brasil, por exemplo, no terceiro trimestre do ano passado. O CEO afirmou que as montadoras precisam prestar muita atenção: “Estou muito preocupado com o efeito da acessibilidade”.

O preço médio de transação de um veículo novo está em torno de US$ 45 mil (quase R$ 227 mil) nos últimos meses. E as pressões por trás dos custos crescentes não estão diminuindo, afirma o executivo. Os conflitos em andamento na guerra na Ucrânia, inclusive, já estão atrapalhando os problemas da cadeia de suprimentos para as principais montadoras europeias, incluindo Volkswagen e BMW.

Os preços das matérias-primas, como aço, alumínio e níquel, também subiram nas últimas semanas. As montadoras devem encontrar maneiras de cortar custos para que os compradores não sejam sufocados, segundo as impressões do CEO da Stellantis. A empresa é mãe de marcas como Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, Fiat, Jeep e Peugeot.

Do Olhar Digital