“Não existe meio ambiente sem justiça social, nem futuro sem trabalhador”
Sindicato participa de painéis estratégicos na COP30 sobre transição energética e defende empregos e desenvolvimento sustentável durante conferência hoje e amanhã em Belém, no Pará

Os Metalúrgicos do ABC estarão presentes na COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), que neste ano acontece em Belém, no Pará. O diretor administrativo, Wellington Messias Damasceno, participa hoje e amanhã de três painéis estratégicos, levando a experiência dos trabalhadores da indústria automotiva ao debate global sobre uma economia de baixo carbono, justa e inclusiva.
O presidente do Sindicato, Moisés Selerges, ressaltou a urgência da pauta. “A crise climática já está acontecendo. É enchente, calor extremo, desastre. Negar isso só agrava o problema. E quando falamos de transição energética, os trabalhadores precisam estar na mesa de decisão. Se a indústria e a economia estão mudando, é preciso política pública que garanta emprego, qualificação e direitos”, afirmou.
Moisés destacou ainda o papel da entidade no cenário internacional. “Estamos na COP30 levando a voz dos trabalhadores. Defendemos uma transição que proteja o meio ambiente e assegure o futuro do emprego decente. Não existe meio ambiente sem justiça social, nem futuro sem trabalhador”.
Principal fórum mundial sobre mudanças climáticas, a COP30 reúne líderes globais, governos, sindicatos e organizações da sociedade civil em busca de soluções para conter o aquecimento global e acelerar a transição energética com sustentabilidade, desenvolvimento e justiça social.
Compromisso da categoria
Para os Metalúrgicos do ABC, a presença na conferência reafirma o compromisso da categoria com uma transição energética justa, que não deixe ninguém para trás. O setor automotivo, especialmente na Região, é um dos mais impactados pelas transformações tecnológicas e ambientais em curso. A participação do Sindicato reforça a defesa de políticas que garantam empregos, reindustrialização verde e soberania tecnológica.
Em um momento decisivo para o planeta e para o futuro da classe trabalhadora, os Metalúrgicos do ABC seguem mostrando que não há transição energética sem diálogo, democracia e justiça social.
Painéis com participação do Sindicato
Hoje, 12h30 às 13h30 (Zona Verde)
Soluções brasileiras para a transição justa: Indústria, mobilidade e desenvolvimento sustentável com Marcopolo, MBCB (Mobilidade de Baixo Carbono para o Brasil), IndustriALL-Brasil e Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Amanhã, 9h30 (Lounge JAQ, Praça Pedro Teixeira)
Programa MOVER, eletrificação e criação de novos empregos com Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Ministério do Trabalho e Emprego, GWM e ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico)
Amanhã, 13h45 às 14h45 (Zona Azul)
Descarbonizando o setor de transportes: experiências globais em mobilidade sustentável com Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Marcopolo, MBCB (Mobilidade de Baixo Carbono para o Brasil) e IndustriALL-Brasil
Além de Wellington e Moisés, o presidente da IndustriALL-Brasil e da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, Aroaldo Oliveira da Silva, representará a região em dois dos painéis.