Negociação com as montadoras continua neste sábado (27)

Domingo (28), às 10h, na Sede do Sindicato, tem assembleia. Todos estão convocados!

 

Midia Consulte

Terminou sem avanços a rodada de negociação da Campanha Salarial entre a FEM-CUT/SP, os sindicatos metalúrgicos ABC, Taubaté, São Carlos (base FEM) e Tatuí (Força Sindical) com o Grupo das Montadoras (Volkswagen, Ford, Mercedes-Benz, Scania e Toyota) nesta sexta (26). A rodada continua neste sábado (27), a partir das 14h.

Na semana passada, os trabalhadores rejeitaram a proposta da bancada patronal de aumento salarial de 8,6% (7,26%, estimativa de inflação do período mais 1,25%  de aumento real em janeiro de 2012).

Além do reajuste salarial, a FEM e os sindicatos estão negociando melhorias nos direitos sociais, como o auxílio-creche e a ampliação da licença-maternidade de 120 para 180 dias.

O presidente da FEM, Valmir Marques, (Biro Biro) ressalta que continuará a pressão para que as Montadoras avancem em uma proposta econômica que atenda aos anseios da categoria metalúrgica.

Assembleias e andamento nos Grupos Patronais
Além do ABC paulista, também realizarão assembleias gerais, no domingo, dia 28, os sindicatos metalúrgicos de Taubaté e São Carlos que avaliarão o andamento das negociações com o Grupo das Montadoras.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Sérgio Nobre, defende acordo com prazo de dois anos que contemple aumento real, reposição da inflação e abono para o período.

“Com acordo de longo prazo poderemos concentrar nossa energia nos debates da Câmara Setorial Automotiva e na discussão sobre como atrair investimentos para as plantas do ABC”, explica.

A FEM-CUT/SP continuará a partir de segunda, dia 29, as rodadas de negociação decisivas com os demais grupos patronais (boxe abaixo).

Acompanhe no Portal FEM (www.fem.org.br) a cobertura das rodadas e o calendário.

Principais reivindicações dos metalúrgicos da CUT 
Reposição integral da inflação;
Aumento real no salário;
Valorização nos pisos salariais;
Licença Maternidade de 180 dias;
Ampliação nos direitos sociais;
Organização Sindical no Local de Trabalho;

Base FEM-CUT/SP
A FEM-CUT/SP tem 14 sindicatos metalúrgicos filiados, que representam 250 mil trabalhadores em todo o Estado. A data-base é 1º de setembro. A Federação negocia com sete bancadas patronais divididas nos seguintes setores:
Montadoras (ABC paulista, Taubaté e São Carlos);
Fundição;
Estamparia;
Grupo 2 (máquinas e eletrônicos);
Grupo 3 (autopeças, forjaria, parafusos);
Grupo 8 (trefilação, laminação de metais ferrosos; refrigeração, equipamentos ferroviários, rodoviários entre outros);
Grupo 10 (reúne os sindicatos patronais dos setores de lâmpadas, equipamentos odontológicos, iluminação, material bélico entre outros).

Da FEM/CUT