Negociação do Sindicato adia decisão da Kostal e garante mais tempo para buscar alternativas

Definição sobre encerramento das atividades da planta em São Bernardo, prevista para o próximo mês, ficou para 30 de setembro

Foto: divulgação

Em assembleia realizada no último sábado, 13, os trabalhadores e trabalhadoras na Kostal, em São Bernardo, aprovaram a negociação do Sindicato com a direção da fábrica para que a decisão sobre o fechamento ou não da planta, que estava prevista para julho, fique para 30 de setembro. Os Metalúrgicos do ABC seguem buscando alternativas que permitam manter a empresa na cidade e a preservação dos 300 empregos diretos.

“Com essa negociação, ganhamos um tempo a mais para discutir a viabilidade da planta e tentar encontrar alternativas que possibilitem a permanência. Caso não sejam encontrados meios, temos mais tempo para discutir como serão feitos os acordos. Mas o objetivo principal é encontrar saídas que evitem o fechamento da planta”, reiterou o coordenador de São Bernardo, Genildo Dias Pereira, o Gaúcho.

O dirigente lembrou que essa foi só uma batalha vencida. “A guerra continua até 30 de setembro e o pessoal precisa se manter organizado, mobilizado e seguindo as orientações do Comitê Sindical”.

O coordenador do CSE, Eric Oliveira Alves, agradeceu o empenho de cada um e reforçou que sigam na luta. “Quero agradecer a disposição e o empenho de luta de cada companheiro e companheira na semana anterior, que foi muito difícil, mas mesmo assim mostramos para empresa a nossa união. Agora ganhamos mais força para avançar nas negociações, até porque não paramos por aqui, mais dias de luta virão”.

A Kostal comunicou ao Sindicato a decisão de fechamento da planta no último dia 6, desde então, os trabalhadores estão mobilizados na luta. A produção foi retomada hoje.