Negociação garante jornada de 37 horas e meia na Alumbra
Foto: Raquel Camargo / SMABC
Os cerca de 400 metalúrgicos na Alumbra, em São Bernardo, aprovaram em assembleia na última sexta-feira a renovação da jornada de trabalho de 37 horas e meia semanais e o calendário de compensação para o ano que vem.
“É a menor jornada de trabalho nas empresas da Região”, comemorou Nelsi Rodrigues, o Morcegão, coordenador em São Bernardo. “A negociação permitiu a reorganização de alguns horários de trabalho na fábrica, e alguns trabalhadores que tiverem conflito de horários podem ser remanejados para outro horário”, completou Morcegão.
Ao longo dos últimos dez anos negociações entre Sindicato e fábrica vem negociando a redução gradativa da jornada até que se chegasse às 37 horas e meia.
No entanto, a Alumbra tentou aumentar a jornada de trabalho para 40 horas nos últimos meses, alegando motivos econômicos.
“O Sindicato chamou a fábrica para negociar, atendendo reivindicação dos trabalhadores, para que a jornada de 37 horas e meia fosse mantida, o que só aconteceu depois de dura negociação”, disse Morcegão.
“Essa conquista se deve ao nível de organização dos companheiros na empresa e valoriza a negociação permanente”, finalizou o dirigente.
Da Redação