Negociação termina greve em terceira na Mercedes


Max Pinho, da representação dos trabalhadores na MBB. Foto: Rossana Lana / SMABC

Após vários dias de negociação, a representação dos trabalhadores na Mercedes conseguiu cancelar as demissões que a Voith, empresa terceirizada de limpeza e manutenção na fábrica, realizou semana passada, terminando a greve de seis dias dos companheiros.

No dia 10, a terceira ameaçou demitir 120 trabalhadores sem negociação e chegou a mandar 68 para a rua. A representação procurou a Voith para negociar alternativas, mas não houve consenso, o que provocou a greve no dia seguinte.

“Temos um acordo com a Mercedes para todos os processos sobre terceiras serem negociados também com o Sindicato”, disse Ângelo Máximo Pinho, o Max, da representação na montadora.

“Voltamos a negociar e chegamos a um acordo na noite de segunda-feira, que cancela 68 demissões e dá licença remunerada para estes companheiros”, disse Max. “Cada caso de demissão será avaliado individualmente”, completou.

Durante a greve, trabalhadores alemães ligados ao iGMetall, o sindicato nacional dos metalúrgicos do país,foram solidários ao movimento dos companheiros na Voith, o que contribuiu para solucionar o impasse.

Da Redação