Nem China, nem Romênia: este é o país mais barato do mundo para fabricar carros

Estes não são bons tempos para a indústria automotiva. A longa corrida por redução de custos de produção frente à China soma-se a uma guerra tarifária iniciada por Donald Trump, que vem prejudicando fabricantes tradicionais como a Nissan.

Nesse contexto, um novo estudo detalha a diferença abissal entre fabricar na Alemanha ou no Marrocos, considerando apenas o custo médio da mão de obra: enquanto no epicentro da indústria automobilística europeia o custo é de 3,3 mil dólares por carro, no Marrocos é de apenas 106 dólares (respectivamente R$ 18,14 mil e R$ 582,6).

O estudo da consultoria Oliver Wyman analisou mais de 250 montadoras de veículos ao redor do mundo e revela uma diferença média de quase US$ 1,7 mil por veículo no custo da mão de obra entre marcas europeias premium e fabricantes chineses. Entre os grupos de empresas com os maiores custos trabalhistas por veículo estão os fabricantes europeus premium (como Mercedes-Benz ou Audi), com uma média de 2.232 dólares por unidade.

Segundo a consultoria, esses fabricantes enfrentam desafios como sindicatos, regulamentações rígidas e processos de fabricação complexos, que contribuem para seus altos custos de produção. Especificamente na Alemanha, o custo trabalhista de cada veículo ultrapassa os 3 mil dólares, o que também significa que os trabalhadores podem contar com um estilo de vida decente e estável a longo prazo — algo cada vez mais raro. Em seguida, vêm Reino Unido e Itália.

Do Terra