Nem híbrido nem elétrico; BMW junta os dois em carro feito em SC
A partir do último trimestre, montadora alemã começará a produzir o utilitário esportivo X5 híbrido “plug-in”
Numa época de definições sobre o carro ideal para ser produzido no Brasil para atender à necessidade do consumidor sem provocar danos ambientais, alguns defendem o híbrido; outros o elétrico. A alemã BMW decidiu optar pelo modelo que junta os dois. A partir do último trimestre, começará a produzir na fábrica de Araquari (SC) o utilitário esportivo X5 híbrido “plug-in”.
A principal diferença entre um híbrido convencional – equipado com um motor a combustão e outro elétrico, que se alternam – e o plug-in é que, o último permite recarregar as baterias também em tomada, o que garante melhor aproveitamento do sistema elétrico. Para os mais céticos em relação à disponibilidade de carregadores para o modelo 100% elétrico, o híbrido plug-in é o “melhor dos mundos”.
Embora marcas chinesas já tenham revelado planos de produzir esse tipo de veículo no Brasil, tudo indica que a BMW será a primeira. A decisão foi anunciada na quarta-feira (10) por Reiner Braun, presidente do grupo BMW na América Latina, que veio ao Brasil para contar a novidade e aproveitar a viagem para um giro pelo país para visitar concessionários em diversas regiões.
Segundo ele, a unidade de Araquari é a única da montadora que produz uma linha variada, que inclui modelos a combustão, flex e, agora, híbrido plug-in. “Estou muito feliz com Araquari”, destacou. Na região, a empresa também produz motocicletas em Manaus e veículos em São Luis Potosi, México.
Do Valor Econômico