Neoliberalismo e extrema direita vendendo ilusões

Comente este artigo. Envie um e-mail para formacao@smabc.org.br

Foto: Divulgação

A destruição dos mecanismos sociais que vinculam nossa experiência pessoal a das gerações passadas é um dos fenômenos mais sombrios do final do século XX que se estende até os dias atuais. Uma parte da população cresce numa espécie de presente contínuo, sem qualquer relação orgânica com o passado público da época em que vivem.

O neoliberalismo é a expressão política desse apagamento da memória histórica de lutas e conquistas da classe trabalhadora e da sociedade civil organizada, com seu culto ao mercado e a prosperidade individual como sinônimo de prosperidade econômica de toda a sociedade. Desta forma, o enfrentamento aos problemas estruturais, que precisa ser feito de forma coletiva, é transformado em solução mágica, como a disseminação do empreendedorismo como fórmula para o sucesso econômico associado a valores como: auto superação, competitividade, espírito inovador, ousadia, coragem, clarividência etc.

Esses atributos são apresentados à sociedade nas redes sociais, na mídia comercial e também nos debates eleitorais por candidatos de direita e extrema direita como visão de mundo alternativa para problemas estruturais da sociedade, eles vendem sonhos e ilusões para uma população carente de utopias.

Além disso, atacam e tentam apagar a história e a tradição de organização coletiva da classe trabalhadora, responsável pelas conquistas e garantias de muitos direitos que temos hoje. Não por acaso, esse bloco político, associado ao neoliberalismo, ataca e demoniza os sindicatos, os movimentos sociais, os partidos de esquerda e progressistas.

Temos um duplo desafio pela frente: dialogar com a parcela da população iludida com o canto da sereia do empreendedorismo e da saída individual, e, ao mesmo tempo, oferecer possibilidades de futuro para o conjunto da sociedade a partir da ação coletiva e da organização social.

Departamento de Formação