Nesta quinta, começa a conferência estadual do trabalho decente
Rossana Lana / SMABC |
Com a tarefa de definir diretrizes para políticas públicas que promovam o trabalho decente no País, começa nesta quinta-feira (24) na capital a Conferência Estadual sobre o tema reunindo cerca de 518 delegados, representantes de trabalhadores, empresários e governo.
Nosso Sindicato vai apresentar as propostas aprovadas no 7º Congresso da categoria, realizado na semana passada.
“Temos várias propostas, entre elas o fortalecimento das negociações coletivas, para elas se tornarem permanentes, a instalação de fóruns tripartites reunindo trabalhadores, governo e empresários, para potencializar o diálogo social, e dinamizar a organização no local de trabalho”, disse Nelsi Rodrigues da Silva, o Morcegão.
As propostas aprovadas serão encaminhadas à conferência nacional, que vai reunir 1.200 delegados em maio do próximo ano. “Será a oportunidade de encaminhar mudanças que democratizem as relações de trabalho, passo fundamental para termos em todo o País postos de trabalho que combatam a pobreza e as desigualdades sociais”, comentou.
Essas mudanças devem apontar para o fim do trabalho infantil e em condições de escravidão, a inclusão no mercado de trabalho de grupos vulneráveis socialmente, valorização do salário mínimo, mais saúde e segurança no trabalho, educação profissional e estímulo às cooperativas de trabalho.
As normais internacionais também devem ser respeitadas, como a liberdade sindical, o direito de negociação coletiva e o fim de todas as formas de discriminação no trabalho.
O coordenador do CSE na Mercedes, Aroaldo Oliveira, disse que as conferências são momentos importantes não só para definir diretrizes, mas também para dar visibilidade social ao tema.
“Elas servem para sensibilizar a população”, afirmou, lembrando que os avanços acontecem quando existe apoio da sociedade. “O resultado de muitas lutas da década de 80 e 90 só apareceram muitos anos depois. Com o trabalho decente será da mesma forma”, concluiu.
A conferência estadual será no Memorial da América Latina, na capital. Além de Morcegão e Aroaldo, vão participar da conferência Ricardo da Cruz Leitão, trabalhador na Mercedes, e Sandro da Rocha, o Titica, metalúrgico na Ford.
Trabalho decente
De acordo com a Organização Internacional do Trabalho, o trabalho decente é definido como um trabalho adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, equidade e segurança, capaz de garantir uma vida digna.
Da Redação