Neta Auto inicia operações no Brasil em meio a atrasos de marcas chinesas

Com estoques elevados e à espera de regras tributárias, montadoras retardam início da produção país

A chinesa Neta Auto vai iniciar a pré-venda dos modelos elétricos AYA e X no Brasil neste sábado (1º). A primeira fase das operações prevê a oferta dos veículos em lojas instaladas em shoppings. O faturamento dos produtos vai ocorrer em dezembro. A empresa já fechou contratos de distribuição com redes concessionárias, mas as revendas autorizadas ainda não estão em funcionamento.

Em nota, a marca afirma que está complementando o centro de distribuição de peças, localizado em São Bernardo do Campo (ABC). O plano é montar um estoque com 75 mil componentes. O projeto inicial previa que as vendas teriam início em setembro. O novo comunicado da Neta Auto menciona que “trâmites legais e burocráticos necessários” estão sendo finalizados.

É um atraso pequeno diante das mudanças de calendário que se tornaram comuns às montadoras chinesas no Brasil. Apesar de as importações seguirem aceleradas, as empresas têm encontrado dificuldades para dar início à produção nacional. Na última semana, Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD no Brasil, disse à agência Reuters que problemas com um pedido para regime de exceção tarifária estavam travando a liberação de máquinas no Porto de Salvador.

Dessa forma, o início da fabricação em Camaçari (BA) pode ter um atraso de, ao menos, 60 dias. Já a GWM definiu uma nova data para início da produção em Iracemápolis (interior de São Paulo). Os primeiros carros devem ser montados em maio de 2025 –o atraso é de um ano em relação à previsão original. A Omoda/Jaecoo também tinha planos para iniciar a comercialização de veículos no Brasil ainda em 2024, mas agora prevê que as vendas terão início no primeiro trimestre de 2025. A empresa, assim como a Neta Auto, planeja ter linhas de montagem nacional no futuro.

Da Folha de São Paulo