Neta é nova marca chinesa de elétricos que chega ao Brasil em 2024
Ainda pequena na China, mas com rápida ascensão, Neta Auto vai anunciar operação no Brasil em maio e lançar seu primeiro carro no 2º semestre
O Brasil é o novo “Oasis” para as marcas chinesas de carros elétricos – e são muitas por lá! Ao todo, há mais de 130 diferentes fabricantes de veículos no país. Pois as principais montadoras da China estão chegando com planos ambiciosos, e uma delas é a Neta Auto. A marca pertence ao grupo Hozon, uma startup com apenas 9 anos de existência. Pois a Neta é ainda mais jovem, surgiu em 2018 como a linha de carros eletrificados da empresa.
Para se tornar marca global, a Neta Auto acaba de iniciar sua operação na Tailândia. O plano é expandir a produção de veículos pela Ásia e outras partes do mundo. Na China, a empresa já produziu mais 500 mil carros. Na América do Sul, o Brasil é o país escolhido para liderar a região. O Jornal do Carro acompanhou a abertura do Salão de Pequim, na China, nesta quinta-feira (25), e conversou com Henrique Sampaio, diretor de marketing e produto da Neta Auto do Brasil. Tem até fábrica nos planos.
Os primeiros carros da Neta chegam ao Brasil em maio, para o lançamento da marca no País e o processo de homologação. Paralelamente, a montadora já iniciou as conversas com representantes para formar sua rede de concessionários. De início, as primeiras lojas serão na região Sudeste e centro-oeste, porém, conforme Sampaio, há interessados no Nordeste e em outras regiões. Na China, o posicionamento de preços é o mesmo de BYD e GWM.
Além disso, o primeiro lançamento da marca chinesa já está definido: será o Neta GT, um cupê esportivo com visual que lembra o Chevrolet Corvette. Com um coeficiente aerodinâmico declarado de apenas 0,21 Cx, o GT tem números de supercarro. A aceleração de 0 a 100 km/h, por exemplo, leva 3,7 segundos na versão mais poderosa, com tração integral. Esta tem 462 cv de potência, enquanto a versão com tração traseira tem 231 cv e faz o 0-100 km/h em 6,5 s.
Do Jornal do Carro