Neta entra em processo de falência na China; como a marca está no Brasil?

A Zhejiang Hozon New Energy Automobile, mais conhecida como Hozon Auto, proprietária da marca chinesa de veículos elétricos Neta, entrou oficialmente em processo de falência, segundo a emissora estatal chinesa CCTV e divulgado pela agência Reuters. De acordo com a plataforma nacional de divulgação de falências corporativas da China, um credor entrou com uma petição de falência contra a empresa no mês passado. Várias lojas Neta em Xangai foram fechadas.

A Neta no Brasil comercializou 47 carros no país em 2025, segundo dados da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico). O estoque da marca está em mais 700 unidades. Os seus canais de comunicação chegaram a ficar fora do ar no Brasil, mas foram reativados. O escritório da Neta segue em operação, localizado na Avenida Paulista, na cidade de São Paulo.

Em nota, a marca diz que as operações no mercado brasileiro permanecem e “com foco em um futuro promissor e sustentável”. Vale lembrar que a Neta começou a sua operação no mercado brasileiro em novembro de 2024, quando inaugurou simultaneamente vários pontos de venda em shoppings em cinco estados brasileiros: São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraíba, Ceará e Espírito Santo.

Em janeiro de 2025, a marca anunciou a abertura de sua primeira concessionária plena no Brasil, no Rio de Janeiro. A Neta afirmou que estava desenvolvendo canais de rede, com mais de 20 centros de atendimento em construção. O objetivo era de estabelecer 30 concessionárias no Brasil ainda em 2025. As próximas lojas estavam previstas para três capitais: Brasília (DF), São Paulo (SP) e Manaus (AM).

Do Motor Show