Nicolás Maduro e Evo Morales virão ao país para encontro do Foro de São Paulo

Presidentes participam de encontro do foro que articula partidos de esquerda dos países da América Latina

 

Entidade criada em 1990 por partidos de esquerda em oposição ao neoliberalismo realiza terceiro encontro no Brasil. Presidentes a Venezuela e Bolívia são esperados. Lula participará de abertura

Os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, e da Bolívia, Evo Morales, virão ao Brasil para participar do 19º encontro do Foro de São Paulo, entidade que articula partidos de esquerda e forças progressistas dos países da América Latina. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também marcará presença no evento, que ocorre entre os dias 29 de julho e 4 de agosto, em São Paulo.

Será a terceira vez que as organizações políticas do Foro se reúnem no país: as assembleias anteriores tiveram lugar em São Paulo, em 1990, ano em que foi criado e batizado, e em Porto Alegre, em 1997. De acordo com Valter Pomar, membro do diretório nacional do PT e secretário-executivo do Foro de São Paulo, nos três primeiros dias haverá um curso de formação política.

“No dia 31 de julho, começam as atividades do 19º encontro propriamente dito, com um a reunião das juventudes dos partidos do Foro”, disse, em vídeo. “O momento forte será a inauguração do encontro, no dia 2 de agosto, com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dirigentes dos partidos brasileiros que integram o Foro de São Paulo: PT, PCdoB, PCB, PDT, PSB e PPL.” O evento ocorrerá às 19h na quadra do Sindicato dos Bancários, no centro da capital.

No dia 3 de agosto, haverá um ato de memória e estudo sobre a contribuição do ex-presidente da Venezuela, Hugo Chávez, para a integração latino-americana. Chávez morreu no último 5 de março, em Caracas, vítima de um câncer na região da pélvis. “Nesta atividade está prevista a presença do presidente venezuelano, Nicolás Maduro”, informa Pomar. “No dia 4 de agosto teremos o encerramento do 19º encontro, com a presença do presidente boliviano, Evo Morales. A Bolívia sediará a próxima reunião do Foro de São Paulo.” Parte das atividades serão transmitidas ao vivo pela internet.

Da Rede Brasil Atual