Nissan anuncia fechamento de centro de design no Brasil

A montadora japonesa Nissan, que enfrenta uma das maiores crises de sua história quase centenária, anunciou na terça-feira (16/9) que vai fechar, gradualmente, um centro de design no Brasil. A decisão faz parte de uma estratégia de “realinhamento” das operações globais da companhia. Além do Brasil, outros países serão afetados.

Segundo a Nissan, o fechamento da unidade acontecerá para “melhor alinhar recursos”, além de permitir um processo de decisão mais rápido e uma colaboração criativa “mais profunda”, em um momento de grandes mudanças no mercado. Além do fechamento das operações da Nissan Design Latin America (NDLA), em São Paulo, a montadora japonesa também vai encerrar as atividades da Nissan Design America (NDA).

Em comunicado, a empresa informou ainda que suas operações no Reino Unido e no Japão serão reduzidas. O processo de reorganização da Nissan deve ser concluído até o fim deste ano. Ainda de acordo com a companhia, as atividades de design serão transferidas para outros estúdios da Nissan.

Um centro de design de veículos é uma instalação na qual equipes compostas por designers, engenheiros e especialistas em cores e materiais trabalham no desenvolvimento da aparência, funcionalidade, ergonomia e usabilidade dos veículos. A Nissan já havia anunciado recentemente que cortará cerca de 20 mil empregos até março de 2028. No primeiro trimestre de 2025, a montadora japonesa registrou um prejuízo de US$ 4,5 bilhões (cerca de R$ 20 bilhões).

Do Metrópoles