Nissan é acusada de “abandonar” os donos de elétricos mais antigos
Encerramento do sinal 2G no Reino Unido vai causar o fim do aplicativo NissanConnect EV para carros elétricos da marca que usavam a rede móvel
Quem está com a Nissan desde que os primeiros modelos do Leaf foram lançados, sente que a montadora japonesa está deixando os “pioneiros” da era elétrica da marca de lado, já que seu aplicativo vai deixar de funcionar para veículos mais antigos. O assunto foi tema de uma reportagem da BBC.
A Nissan anunciou que o seu aplicativo, que permite o controle remoto de funções como aquecimento, está parando devido à rede 2G do Reino Unido estar sendo desligada. O fato desagradou diversos donos de carros elétricos que serão afetados. Cerca de 3.000 carros Nissan Leaf e modelos da van e-NV200 fabricados antes de 2016 são afetados pela retirada do aplicativo. Especialistas ainda preveem que, conforme o mercado de elétricos cresce, outros modelos poderão sofrer o mesmo destino.
Os veículos elétricos mais antigos da Nissan usam a rede 2G para se comunicar com o aplicativo. Veículos mais novos, que já não precisam da rede 2G, estariam livres do problema. Proprietários desses modelos mais antigos, que vão sofrer com o problema, têm demonstrado sua insatisfação, e lamentam que a montadora não desativará o app de uma maneira gradual.
“Eu esperaria pelo menos seis meses, 12 meses, algo assim para encontrar alternativas. Esta é uma característica fundamental do carro que está indo embora”, declara Max Siegieda, de Manchester, proprietário de um Nissan Leaf 2013, que conversou com a BBC. Max ainda pontuou que o acesso remoto do aplicativo para recursos como aquecimento do carro ou carregamento remoto foi um grande ponto para a adquirir o Nissan Leaf. Ele comprou o modelo já usado, em 2022.
Do Olhar Digital