Nissan fará testes reais do Ariya no Brasil para avaliar tecnologias

A Nissan iniciou testes do Ariya em diferentes regiões do Brasil para avaliar o modelo 100% elétrico em condições reais no país. O objetivo, segundo a marca japonesa, é ir além dos resultados obtidos pelas equipes de Pesquisa & Desenvolvimento da Nissan e realizar avaliações de tecnologias e equipamentos que a empresa adota em outros mercados nas condições das ruas e estradas de diversos estados brasileiros.

Apesar de trazer uma frota especificamente para os testes, ainda não há previsão de vender o SUV no país. As unidades importadas serão utilizadas como carros comuns por um grupo de concessionários e funcionários, e também em ações especiais da empresa. De acordo com a marca, a frota em circulação agilizará a coleta de dados que a Nissan busca, o que seria diferente no caso de testes controlados pelas equipes de engenharia.

Vale lembrar que o Nissan Ariya foi o modelo utilizado no projeto Pole to Pole, no qual o casal britânico Julie e Chris Ramsey viajou do Polo Norte ao Polo Sul do planeta, no ano de 2023, para levar a mensagem da eletromobilidade para o mundo. Na ocasião, o carro não passou pelo Brasil. Para melhor avaliar diferentes configurações de equipamentos, tecnologias e conjuntos de trem de força, a frota do projeto contará com unidades novas de quatro versões diferentes da linha Nissan Ariya.

Um grupo multidisciplinar da Nissan acompanhará a frota de veículos em tempo integral. A expectativa é que o projeto contribua para disseminar e aumentar o conhecimento local sobre tecnologias avançadas e de eletrificação, auxiliando a Nissan na definição de seus passos futuros em termos de mobilidade elétrica, tecnologias de segurança e entretenimento no Brasil.

Do Canal VE