Nissan quer liderança em carro elétrico com plano de US$ 18 bi

Montadora japonesa, no entanto, não fixou data para deixar de produzir carros com motor a combustão

A Nissan anunciou um plano de “eletrificação de veículos” de 2 trilhões de ienes (US$ 17,7 bilhões), em uma iniciativa para “democratizar” os carros movidos a bateria e assegurar seu predomínio sobre fabricantes mundiais de automóveis tradicionais e recém-chegados como a Tesla.

Ao apresentar sua estratégia de longo prazo, que apelidou de Ambição Nissan 2030, a montadora japonesa não chegou ao ponto de prever o fim de sua produção de veículos com motor de combustão interna – um anúncio que alguns analistas especulavam que podia ser iminente. Mas a empresa estabeleceu uma meta de vendas de veículos elétricos de 75% do total de suas vendas na Europa até o ano fiscal de 2026 e de 40% nos Estados Unidos até 2030.

O plano inclui a introdução de 23 modelos de veículos “eletrificados” até 2030, dos quais 15 completamente elétricos. O restante seria formado por carros híbridos ou se enquadraria na designação “e-power” que a Nissan atribui a veículos que são movidos a bateria, mas recarregados por meio de um motor a gasolina.

Entre os pontos da estratégia da empresa que já tinham sido anunciados está um investimento de US$ 1,4 bilhão no Reino Unido que ajudará a converter as operações da Nissan em Sunderland em um polo de produção de veículos elétricos. Além de construir uma fábrica piloto para dispositivos ASSB nos próximos três anos, a Nissan planeja oferecer essa tecnologia em um veículo elétrico para comercialização em massa até o ano fiscal que terminará em março de 2029.

Do Valor Econômico