Nissan testa tinta que reduz calor da cabine
Testes realizados com um veículo de serviço no Aeroporto de Haneda, em Tóquio, são promissores
Na era em que a palavra de ordem é descarbonização, a Nissan anuncia o desenvolvimento de uma pintura automotiva que tem por finalidade reduzir a temperatura ambiente do interior de um veículo em dias quentes e, assim, baixar o consumo de energia do sistema de ar-condicionado.
Em parceria com a Radi-Cool, especialista em produtos de resfriamento radiativo, a montadora investe em uma tinta que incorpora metamateriais, “que são compostos sintéticos com estruturas que apresentam propriedades normalmente não encontradas na natureza e que se comportam de acordo com suas estruturas e não em função de suas composições materiais”, explica a montadora.
Os testes foram iniciados em novembro de 2023, quando a Nissan aplicou a nova tinta em um veículo de serviço, o NV100, no Aeroporto de Haneda, em Tóquio, que por ter uma grande pista aberta foi considerado o ambiente perfeito para realizar avaliações reais do desempenho do produto sob um ambiente exposto a altas temperaturas.
Apesar de ainda estar em fase de testes, “os resultados até o momento têm sido impressionantes”, destaca a Nissan. “Estacionado lado a lado sob o sol, um veículo tratado com a nossa pintura fria apresentou redução de até 12º Celsius nas temperaturas da superfície externa e um interior mais fresco de até 5º Celsius em comparação a um veículo com pintura automotiva tradicional”.
Do AutoIndústria