Nissan vai recomprar 2,5% da participação da Renault

Montadora japonesa planeja cancelar as ações para pagamento aos acionistas

A Renault planeja vender à Nissan uma parte de sua participação na montadora japonesa, atualmente avaliada em 362 milhões de euros, o equivalente a US$ 392,1 milhões, como parte de seu plano para recuperar a classificação de investimento não especulativo.

A montadora francesa disse nesta quarta-feira (27) que a venda de até 100,2 milhões de ações da Nissan, representa cerca de 2,5% de sua participação. A Renault tem a opção de vender sua participação restante na Nissan – 180 milhões de ações – para a Nissan ou para terceiros nos próximos seis meses, disse.

A Renault disse que a medida acelerará a redução da dívida e apoiará o objetivo de retornar a uma classificação de crédito de investimento não especulativo. A Nissan planeja cancelar as ações para pagamento aos acionistas, disse a empresa nesta quarta-feira.

Além da entrada de caixa, a Renault disse que o grupo registraria uma perda de capital de 450 milhões de euros em suas demonstrações financeiras consolidadas, mas um ganho de 50 milhões de euros para a entidade listada. A Renault vendeu uma parte das ações da Nissan em dezembro, como parte do objetivo da empresa francesa de reduzir as suas participações para cerca de 15%, como parte de um acordo entre os sócios.

Do Valor Econômico