Nível de emprego industrial em 2004 foi o melhor desde 1990

O nível de emprego industrial no ano passado apresentou o melhor resultado desde 1990. A taxa de crescimento foi de 1,9%. Os dados constam da Pesquisa Industrial Mensal de Emprego divulgada ontem pelo IBGE.

São Paulo foi o local que exerceu a contribuição mais significativa para o total do País, registrando um aumento de 4,6% no nível de emprego. O estado detém cerca de 38% do emprego industrial.

Diadema é destaque

Registrando no ano passado aumento de 10,5% no nível de emprego industrial, Diadema apresentou o maior índice entre as cidades paulistas. De acordo com dados da Ciesp – Centro das Indústrias do Estado, Diadema criou 7.897 postos de trabalho no ano passado.

O setor metalúrgico foi o que mais contratou. O destaque ficou para o setor de cosméticos, o que mais cresce na cidade nos últimos três anos, desde que a prefeitura passou a incentivar a criação do Pólo de Cosméticos de Diadema.

Melhor janeiro

O ano começou com a abertura de 115.972 postos de trabalho com carteira assinada, fazendo de janeiro deste ano o melhor em treze anos.

O setor que mais contratou foi o de serviços, com 54 mil vagas, e em segundo lugar ficou a indústria com quase 33 mil postos de trabalho.

Aqui no Estado aconteceram 52 mil contratações, com destaque para as regiões metropolitanas, que empregaram um pouco mais que no interior. Os dados são do Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho.