No ABC, seminário fortalece organização sindical frente à reestruturação produtiva
Projeto de formação da IndustriALL Brasil reúne dirigentes metalúrgicos, químicos e têxteis para debater estratégias de negociação

Fortalecer a organização sindical diante das transformações no mundo do trabalho foi o foco do seminário realizado nos dias 12 e 13 de maio, no Centro de Formação Celso Daniel, ao lado da Sede dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo. A atividade faz parte do projeto de formação sindical da IndustriALL Brasil, em parceria com a IndustriALL Global Union, Union to Union e os sindicatos suecos IF Metall e Unionen.
O encontro reuniu dirigentes dos setores metalúrgico, químico e têxtil para debater estratégias de negociação frente às reestruturações produtivas. Esta foi a terceira etapa regional, antes realizadas em Curitiba e Manaus. A ação terá sequência em Caucaia (CE) e, depois, no encontro nacional em São Paulo, no fim de junho.
A secretária de Formação da CNM/CUT (Confederação Nacional dos Metalúrgicos) e CSE (Comitê Sindical de Empresa) na Samot, Maria do Amparo Travassos Ramos, destacou os impactos das mudanças tecnológicas e da globalização. “O estado enfrenta o desafio de equilibrar crescimento com proteção social, utilizando políticas públicas e mecanismos de regulação para mitigar os efeitos negativos da reestruturação sobre os trabalhadores. A efetividade dessas medidas depende de sua implementação estruturada e articulada”, afirmou.
Amparo reforçou a importância da negociação coletiva, da redução da jornada e do fim do regime 6×1. “Por fim, propõe-se a criação de uma política de renda mínima como contrapartida aos ganhos de produtividade, assegurando condições dignas e estimulando um desenvolvimento mais justo e equilibrado”, completou.
Com informações da IndustriALL Brasil