No ano, venda de híbridos cresce 75% e de elétricos puros cai 5%
Fenabrave avalia que infraestrutura de recarga ainda é um inibidor
Com o lançamento de híbridos produzidos localmente no ano passado, caso da Fiat e da BMW, modelos do gênero seguem em franca expansão no mercado automotivo brasileiro, enquanto os modelos puramente elétricos perdem terreno por aqui.
Dados divulgados na terça-feira, 3, pela Fenabrave indicam vendas em maio de, respectivamente, 15,3 mil e 6,9 mil unidades. Como isso, o acumulado do ano, também pela ordem, atingiu 68.074 e 25.993 emplacamentos. No comparativo com o mesmo período do ano passado, a venda de híbridos cresceu 75% e a de 100% elétricos baixou 5%.
Na avaliação do presidente da Fenabrave, Arcelio Junior, o mercado de híbridos está sendo beneficiado pela maior oferta de produtos tanto nacionais quanto importados e também pelo fato de não depender exclusivamente de recarga elétrica. “Já o segmento dos puramente elétricos está em queda e não se consolidou”, admite o executivo, comentando que isso se deve, provavelmente, à infraestrutura de recarga, ainda um inibidor na hora da compra.
Por marcas, a Fiat liderou o segmento de híbridos em maio, com 4,299 licenciamentos e 28,3% de participação. A BYD é a segunda colocada, com 3.7 mil unidades e fatia de 24,4%. Já no ano, a marca chinesa lidera os dois segmentos, com 5,6 mil e 20,1 mil unidades.
Do AutoIndústria