No apagão de São Paulo, carro elétrico virou power bank
Diante da falta energia, consumidores descobriram usos menos usuais para modelos com a tecnologia
Além de muito prejuízo e uma série de problemas à população, a falta de energia que acometeu São Paulo nos últimos dias colocou à prova os carros elétricos que tanto ganharam espaço nos últimos tempos. Afinal, o que acontece com veículos com a tecnologia em um apagão? Há quem garanta que, em uma série de casos, eles viraram um grande (e útil) power bank.
É o que assegura Ricardo Bastos, presidente da ABVE – Associação Brasileira do Veículo Elétrico. “No meio dessa crise, descobrimos oportunidades para que carros elétricos e híbridos devolvessem energia para o cliente”, diz. Segundo ele, nos casos mais simples, modelos com a tecnologia foram úteis para manter a bateria dos celulares carregados sem consumo de combustível, por exemplo.
Há situações em que a energia armazenada na bateria de carros elétricos ou híbridos plug-in fizeram diferença ainda maior. Ele cita que, com um cabo de descarga V2L (Vehicle-to-Load), teve quem conseguiu manter eletrodomésticos e aparelhos hospitalares ligados em casa ou, até mesmo, toda a residência abastecida de energia.
Quem teve uma grata surpresa com o carro elétrico durante o apagão em São Paulo foi o motorista de aplicativo Henrique Guimarães do Nascimento. Há quatro meses, ele comprou um BYD Dolphin para trabalhar. No apagão de sexta-feira ele lembrou que o automóvel poderia servir como uma grande bateria e conectou o cabo V2L. “Ficamos três dias sem energia na região e a minha casa era a única com luz na vizinhança. Todo mundo estranhava.”
Do Automotive Business