No Brasil, tentam demonizar a regulamentação da mídia, diz Franklin Martins

Ex-ministro inaugura nova temporada da Aula Pública Opera Mundi criticando monopólio dos meios de comunicação

No primeiro episódio da segunda temporada da Aula Pública Opera Mundi, o ex-ministro da Secom (Secretaria de Comunicação Social), Franklin Martins, criticou grupos econômicos que tentam frear a discussão sobre regulamentação dos meios de comunicação.

“No mundo inteiro, há regulamentação para evitar concentração e manipulação. No Brasil, porém, sempre que se tenta um projeto para debater a questão, os grupos de comunicação dizem que é censura e tentam demonizar o assunto. Isso é só uma tentativa de interditar um tema vital para o país: democratização da mídia”, criticou Franklin.

O programa Aula Pública é uma parceria de Opera Mundi e TV Unesp e pode ser acessado no portal www.tvu.unesp.br.

Franklin Martins também falou sobre a “Lei de Meios” da Argentina em comparação com a legislação brasileira. “O Brasil precisa desesperadamente de regulação dos meios eletrônicos de comunicação. Mas nós não somos a Argentina e precisamos da nossa lei, com as nossas características”, analisou.

O ex-ministro defendeu que a regulamentação da mídia não fere a liberdade de imprensa. “Os grupos de comunicação confundem liberdade de imprensa com liberdade de empresa”, afirmou.

Franklin revelou preocupação com a dificuldade de promover debate sobre regulamentação dos meios de comunicação. “Grupos econômicos satanizam e intimidam quem trabalha pela regulamentação”.

Da CUT Nacional