No dia da Consciência Negra, atos marcam luta contra o racismo

Amanhã, dia da Consciência Negra, atos e atividades online reforçam a importância da luta.

O coordenador da Comissão de Igualdade Racial e Combate ao Racismo dos Metalúrgicos do ABC, Carlos Alberto Queiroz Rita, o Somália, afirmou que a data não é comemorativa, mas de conscientização da sociedade.

“O combate ao racismo não é somente nesta data, tem que ser uma questão permanente. É importante todos e todas estarem juntos. Vidas negras importam. Não dá para esperar acontecer algo ruim para se mobilizar”, afirmou.

Foto: Adonis Guerra/SMABC

A CUT realiza amanhã, às 16h, a live “O racismo estrutural, a democracia racial e o papel dos sujeitos brancos”.

Serão duas horas de programação, com informações de combate ao racismo, dados sobre a realidade da população negra no mundo do trabalho e na vida. A atividade também celebrará os 10 anos do Estatuto da Igualdade Racial. Cultura e música integram a programação.

Marcha

A 17ª Marcha da Consciência Negra de São Paulo será amanhã, às 16h, no vão livre do Masp, na Av. Paulista. Com o lema “Vidas negras importam! Salvar vidas e garantir direitos!”, movimento negro, entidades sindicais e movimentos sociais celebram Dandara e Zumbi dos Palmares, e marcam a resistência e a luta contra o racismo e o genocídio, por mais igualdade e oportunidade.