No Dia Internacional da Mulher, atos serão realizados em todo o país

Sindicato participa do ato na Av. Paulista, em São Paulo, para refletir e celebrar o mês de luta das mulheres

As trabalhadoras metalúrgicas do ABC participam hoje, Dia Internacional da Mulher, do ato na Av. Paulista, em São Paulo, com o tema “Mulheres por democracia, autonomia econômica e emprego decente”. A concentração da CUT-SP será no Espaço Lélia Abramo, ao lado do metrô Brigadeiro (Rua Carlos Sampaio, 305), às 15h. De lá, as mulheres sindicalistas saem juntas para o tradicional ato do 8M, que terá início às 16h.

A coordenadora da Comissão das Mulheres Metalúrgicas do ABC, Maria do Amparo Ramos, ressaltou a importância da participação das trabalhadoras.

“Passamos por momentos muito difíceis no último período, temos que ir às ruas defender a democracia, a vida e os direitos. As mulheres ainda têm muito a conquistar na sociedade”, chamou.

Luta prioritária

A luta contra as diversas formas de violência é pauta prioritária no mês de março. Além das agressões físicas praticadas, em especial, por seus parceiros, as mulheres são vítimas de violência psicológica como o assédio moral, a violência dada pela discriminação e pela desigualdade nos mais diversos espaços, inclusive o mercado de trabalho e pela violência patrimonial, quando o agressor age para violar a independência da mulher.

Essas pautas estarão nas ruas em diversas cidades do país hoje, levadas pela CUT, demais centrais sindicais e movimentos de mulheres.

A luta inclui ainda a ratificação da Convenção 190 da Organização Internacional do Trabalho contra o assédio no mundo do trabalho e o fim da fome.

Hoje também está previsto o lançamento de um conjunto de medidas voltadas às mulheres pelo governo federal.

ABC

O ato regional das mulheres do ABC será no sábado, dia 11, às 9h, com panfletagem e caminhada no calçadão de Ribeirão Pires. A atividade é organizada pela Comissão das Mulheres Metalúrgicas do ABC e pela Frente Regional do ABC de Enfrentamento da Violência Contra as Mulheres.

Com informações da CUT