No Outubro Rosa, Sindicato reforça a prevenção ao câncer de mama e inicia campanha doe fios de amor 

Doações de fios de cabelo podem ser entregues na Sede, Regionais Diadema e Ribeirão Pires e também para os CSEs

Foto: Adonis Guerra

Neste Outubro Rosa, o Sindicato reforça a im­portância da prevenção ao câncer de mama e inicia a campanha de solidariedade Doe Fios de Amor, que arrecada fios de cabelo para doar a pacientes que lutam contra o câncer.

Hoje haverá palestra de pre­venção ao câncer de mama no Espaço Celso Daniel, ao lado da Sede, em dois horários, das 10h às 12h e das 14h às 16h, com a ginecologista e mastologista Thais Santarossa.

A diretora executiva, An­dréa Ferreira de Sousa, a Nega, explicou que as atividades de conscientização serão realizadas nas fábricas também. No último dia 11, o bate-papo sobre pre­venção e solidariedade foi com as companheiras na Ouro Fino, em Ribeirão Pires.

Foto: Adonis Guerra

“Outubro Rosa é para reforçar que temos que nos cuidar sempre, todos os meses do ano. O câncer de mama, se descoberto cedo, tem grande possibilidade de cura, por isso a importância do autoexame e de manter os exames de rotina em dia”, afirmou.

Doe Fios de Amor

• São aceitos todos os tipos de cabelo;

• O cabelo deve ter, no míni­mo, 15 cm de comprimento, podendo ser só uma mecha;

• Diga ao cabeleireiro que você está cortando para doar;

• O corte deverá ser feito com o cabelo seco;

• Coloque o cabelo cortado bem amarrado no elástico em um saquinho e leve até a recepção do Sindicato ou das Regionais ou deixe com o CSE na fábrica.

Câncer de mama

De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mama é o tipo mais comum, depois do cân­cer de pele, e é o que causa mais mortes por câncer em mulheres.

Em 2021, foram 18.139 mortes. Para 2023, são esti­mados 73.610 novos casos. Homens também podem ter câncer de mama, mas é raro, com 1% dos casos.

Foto: Adonis Guerra

“Temos uma vida tão corrida, com nossas duplas ou triplas jornadas, que pode fazer com que esqueçamos de nos cuidarmos. E a Campanha Doe Fios de Amor é um ato de amor pelo próximo. Deixo um pedido especial a todos e todas, já que os companheiros podem ajudar a arrecadar os fios também junto aos seus parentes”, Maria José da Silva Modesto, CSE na GL.

Foto: Adonis Guerra

“Além da importância da prevenção ao câncer de mama, convido a todos os trabalhadores e trabalhadoras da base a participarem da Campanha Doe Fios de Amor. Vamos ajudar mulheres que estão passando por um processo de tratamento contra o câncer e precisam de um pouco da nossa solidariedade e da doação de amor”, Maria Zélia Vieira Viana, CSE na Ouro Fino.