No quarto dia, número de inscritos no Enem alcança 2,3 milhões

No final do quarto dia de inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16, 2.379.125 pessoas já haviam se cadastrado para participar da prova. As inscrições ficam abertas até o próximo dia 27, pelo site do Enem, e não haverá prorrogação.

As provas serão aplicadas em 26 e 27 de outubro, às 13h, pelo horário de Brasília. Os portões serão abertos ao meio-dia e será proibida a entrada de participantes após o fechamento, às 13h.

Para os candidatos não isentos, a taxa de inscrição, de R$ 35, pode ser paga até o dia 29. Não precisam pagar aqueles que concluírem o ensino médio em 2013, matriculados em escola da rede pública, além dos participantes com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

O Enem, aplicado em todos os estados e no Distrito Federal, tem o objetivo de avaliar o desempenho escolar e acadêmico do estudante ao fim do ensino médio. O resultado permite ao candidato participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior.

A participação no Enem é também pré-requisito para concorrer a bolsas de estudo nos programas Universidade para Todos (ProUni) e Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Estudantes maiores de 18 anos que ainda não obtiveram a certificação do ensino médio podem fazê-lo por meio do Enem.

 

Da Rede Brasil Atual