No Sindicato, ministro do Trabalho participa de lançamento de livro que resgata protagonismo do ABC na indústria da defesa
À época, prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho contribuiu para trazer produção de componentes de caças supersônicos para região
O livro ‘Caças Supersônicos e o ABC Paulista’ (Editora Papagaio), escrito pelos professores Jefferson José da Conceição (USCS) e José Ricardo Ramalho (UFRJ), foi lançado na última sexta-feira, 24, na Sede. A atividade contou com a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, que à época, em 2010, era prefeito de São Bernardo e, junto aos Metalúrgicos do ABC, defendeu escolha dos caças da empresa sueca Saab pelo governo brasileiro por ser a única proposta que assegurava produção, empregos e tecnologia ao país.
Luiz Marinho, que já foi presidente do Sindicato, contou detalhes daquele momento, destacou o papel decisivo dos Metalúrgicos do ABC em parceria com os agentes públicos. “Houve muita resistência e este Sindicato ajudou na escolha do Gripen. Creio que tivemos uma participação meio que decisiva nesse projeto”.
O presidente do Sindicato, Moisés Selerges, reforçou a parceria com o poder público. “O livro resgata uma ação feita por várias mãos, poder público, através do então prefeito Luiz Marinho, da presidenta Dilma, que teve participação importante nesse processo, e do Sindicato, que teve papel significativo para que se decidisse pela compra dos Gripens. O Sindicato discute a questão da indústria a todo tempo porque temos a certeza que um país só é grande se tiver uma indústria forte”.
O autor Jefferson José da Conceição destacou a relevância de lançar o livro no Sindicato. “É uma honra fazermos o lançamento neste espaço nobre do ponto de vista da sua capacidade de inovar, de ir além. O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC tem um papel protagonista em todo esse processo relatado no livro”.
Acúmulo de forças políticas e institucionais
Segundo o co-autor, professor José Ricardo Ramalho, “o livro discute a experiência institucional de mobilização política da região do ABC com o objetivo de diversificar a sua base industrial, atrair novos investimentos e também resistir ao processo de desindustrialização. É o resultado de um acúmulo de forças políticas e institucionais que o ABC construiu ao longo de 20 anos”.
O evento contou também com a participação do Tenente Brigadeiro Augusto Crepaldi. “A defesa no Brasil até algum tempo atrás era relegada a segundo plano. O fato é que a defesa é muito importante porque é esse setor que vai garantir a defesa dos nossos interesses e valores. Vemos com felicidade que hoje, em São Bernardo, temos uma unidade que contribui para a horizontalidade do projeto Gripen e para geração de emprego”.
Indústria como propulsora da economia
O presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico e Consórcio Municipal do Grande ABC, Aroaldo Oliveira da Silva, parabenizou os autores pela obra e destacou a indústria como propulsora da economia. “É muito importante resgatar todo o trabalho feito junto às Forças Armadas com a conquista do Gripen. Sabe-se que R$ 1 investido na defesa gera R$ 12 na economia. É importante registrar essa história e agora retomar essa discussão tanto para a região quanto para o Brasil”.