Nota de apoio e solidariedade aos companheiros(as) na Mercedes-Benz de Iracemápolis (SP)
A direção do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e o Comitê Sindical na Empresa (CSE) na Mercedes-Benz, em São Bernardo, vêm por meio desta nota manifestar sua total solidariedade e apoio aos trabalhadores, prestadores de serviço e todos os companheiros que possuem vínculos empregatícios com a fábrica de Iracemápolis (SP), que receberam na última semana a notícia do encerramento de todas as atividades produtivas na planta.
O fechamento desta unidade da Mercedes-Benz e as demissões dos trabalhadores, em especial às vésperas do Natal e fim de ano, representam uma total insensibilidade com todos os trabalhadores, familiares e com a economia da região, principalmente porque acontece em meio à maior crise sanitária, social e econômica já vivida nas últimas décadas, ainda sem perspectivas de solução.
Os impactos da pandemia do coronavírus, aliada a completa falta de ação por parte dos governos estadual e federal e a falta de diálogo por parte do setor empresarial tem abatido fortemente a classe trabalhadora, que nos últimos anos vem sofrendo os efeitos dos ataques aos seus direitos com ferramentas como a Reforma Trabalhista.
Não podemos aceitar mais esse tipo de “presente de natal”, que deixa centenas de famílias sem perspectivas para o próximo ano e abandonadas a própria sorte.
Acreditamos que somente com a organização dos trabalhadores encontraremos uma saída para a manutenção dos postos de trabalho destes companheiros e companheiras. Tenham certeza que poderão contar com o auxílio dos Metalúrgicos do ABC em mais essa luta. Estamos Juntos!
Direção dos Metalúrgicos do ABC e CSE na Mercedes-Benz São Bernardo
22 de dezembro de 2020