Nota de pesar: Carlos Neder, presente!
Foi com imensa tristeza que a direção do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC recebeu neste sábado, dia 25, a notícia do falecimento do companheiro ex-vereador e ex-deputado estadual por São Paulo, Carlos Neder, vítima da covid-19. Neder estava internado desde o dia 8 de agosto.
Médico especialista em saúde pública, Neder mudou-se para São Paulo na década de 1970 e iniciou sua militância nos movimentos populares. Fundador do Partido dos Trabalhadores (PT), foi também secretário municipal de Saúde, no governo de Luiza Erundina (1990-1992). Exerceu, por quatro mandatos o cargo de vereador de São Paulo, duas delas como suplente, e, por três vezes, o de deputado estadual, ambas como suplente.
Sempre atuante nas pautas históricas do partido, elaborou a proposta do Plano de Governo do ex-prefeito Fernando Haddad, tendo sido responsável, pelo grupo de trabalho para a área da saúde. Também foi eleito o coordenador-geral do Setorial Estadual de Saúde do PT até 2015 e um dos coordenadores do Setorial Nacional do Saúde do partido. Na Câmara Municipal de São Paulo, foi membro da Comissão Permanente de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente.
Deixa um legado em defesa da saúde, da educação, da ciência e da reforma agrária popular. Toda solidariedade aos familiares, amigos e companheiros de luta de Carlos Neder.
Carlos Neder, presente!