Nota do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC sobre a reunião realizada na manhã de hoje com a direção mundial da Ford
Em reunião realizada na manhã de hoje (19), por videoconferência, com o presidente da Ford, Lyle Watters, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC recebeu a confirmação de que a montadora está negociando com a Construtora São José a venda do terreno da planta em São Bernardo. O Sindicato solicitou a reunião para esclarecer as informações que vinham sendo divulgadas pela imprensa, sem qualquer informe anterior por parte da montadora à representação dos trabalhadores.
Durante o processo de fechamento da fábrica, no decorrer do primeiro semestre de 2019, houve o comprometimento da Ford com o Sindicato de que a negociação para venda da área teria como premissa a manutenção de um complexo de produção industrial que pudesse oferecer oportunidade de trabalho aos ex-funcionários da unidade. No entanto, na reunião de hoje, a Ford não esclareceu ao Sindicato que tipo de negócio será realizado no local pelo possível comprador, informando apenas que se este se concentrará na área de logística e construção.
Com este posicionamento, a Ford descumpre o que foi acordado com o Sindicato e, infelizmente, mancha fortemente a história da empresa na região do ABC, construída ao longo de muitas décadas. O Sindicato continuará defendendo a manutenção do parque fabril e dos empregos, e estará atento, cobrando do poder público o compromisso que a área não se transforme, em hipótese alguma, num condomínio residencial.
A direção do Sindicato já solicitou uma reunião com a Construtora São José para obter informações mais precisas e transmitir aos antigos trabalhadores da planta e à categoria.
Wagner Santana
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
São Bernardo do Campo, 19 de junho de 2020