Nova bateria de baixo custo e com 1.000 km de autonomia é apresentada
Norte-americana One dá mais detalhes da bateria Gemini com dupla química: promessa de carros elétricos com alcance de 1.000 km
O desenvolvimento de baterias com novas tecnologias é crucial para o avanço dos carros elétricos. E entre os projetos que estão em andamento, a norte-americana Our Next Energy revelou uma interessante célula prismática de 240 Ah sem ânodo que está sendo testada no SUV elétrico BMW iX.
Essa bateria foi desenvolvida após cerca de um ano de investigação e desenvolvimento e deve ter a distinção de ser – segundo a própria empresa – a célula de formato grande com a maior densidade energética entre as disponíveis no mercado. Esta tecnologia representa o passo final para o lançamento definitivo no mercado da bateria Gemini, equipada com química dupla, que a ONE (acrónimo de Our Next Energy) irá testar em campo num protótipo BMW iX até ao final do ano.
Além de ter uma densidade de 1,007 Wh/l, a célula sem ânodo é particularmente econômica para produzir porque não requer tanto trabalho de fabrico para fazer o ânodo. Assume-se que, uma vez atingidos os elevados volumes necessários para a comercialização, a Gemini custará cerca de 50 dólares por kWh. Um valor incrivelmente baixo mesmo considerando a redução gradual dos preços ao longo dos últimos anos.
As células sem ânodo, que também são testadas por outras empresas que produzem baterias, sofrem geralmente de uma rápida deterioração de desempenho. ONE superou a curta vida útil média deste tipo de bateria, explorando uma arquitetura de dupla química que contorna este problema. Estas baterias, que evoluirão ainda mais em relação às apresentadas hoje (dentro de poucos dias a ONE apresentará a terceira geração da Gemini), poderão ser utilizadas em automóveis, bem como em veículos comerciais e até mesmo em caminhões com emissões zero.
Do InsideEVs